Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /dados/sites/homologacao.wikifavelas.com.br/extensions/EmbedVideo/EmbedVideo.hooks.php on line 529

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /dados/sites/homologacao.wikifavelas.com.br/extensions/EmbedVideo/EmbedVideo.hooks.php on line 530

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /dados/sites/homologacao.wikifavelas.com.br/extensions/EmbedVideo/EmbedVideo.hooks.php on line 531

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /dados/sites/homologacao.wikifavelas.com.br/extensions/EmbedVideo/EmbedVideo.hooks.php on line 532

Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /dados/sites/homologacao.wikifavelas.com.br/extensions/EmbedVideo/EmbedVideo.hooks.php on line 536

Deprecated: str_replace(): Passing null to parameter #2 ($replace) of type array|string is deprecated in /dados/sites/homologacao.wikifavelas.com.br/extensions/SemanticMediaWiki/src/Utils/TemplateEngine.php on line 120
Chacina do Morro dos Macacos - 17 de outubro de 2009 - Dicionário de Favelas Marielle Franco

Chacina do Morro dos Macacos - 17 de outubro de 2009

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Redirecionado de Chacina do Morro dos Macacos)

Chacina do Morro dos Macacos aconteceu em 17 de outubro de 2009 na Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. O episódio vitimou 12 pessoas fruto de um confronto entre facções rivais e a Polícia Militar.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Este trabalho é uma pareceria entre os grupos GENI/UFF, Radar Saúde Favela e CASA (IESP/UERJ) juntamente com o Dicionário de Favelas Marielle Franco.

História[editar | editar código-fonte]

Morro dos Macacos, Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro.

No dia 17 de outubro de 2009, traficantes do Comando Vermelho, da favela São João, atacaram o Morro dos Macacos, controlado pela facção Amigo dos Amigos (ADA) e tentaram invadir o Morro dos Macacos, na Zona Norte da cidade. A troca de tiros na comunidade já havia provocado quatro mortes quando a Polícia Militar foi acionada para conter a guerra entre os traficantes. No entanto, um helicóptero usado pela PM foi alvejado por tiros e explodiu ao tentar fazer um pouso forçado.

Na queda do helicóptero, dois policiais morreram. Dois dias depois, um terceiro PM que estava na aeronave também morreu. A repórter Maíra Menezes, que estava no local, acompanhou de perto o tiroteio.

Após a queda, a PM respondeu com disparos na região. Em represália à ação da polícia, traficantes incendiaram ônibus no entorno da comunidade. Depois da morte dos PMs, a corporação suspendeu temporariamente o uso de helicóptero em operações para rever as estratégias de utilização de aeronaves. O então governador do estado do Rio, Sérgio Cabral, prometeu na época a compra de um helicóptero blindado para a Polícia Militar. A nova aeronave chegou ao Rio em 2011.

Queda do helicóptero[editar | editar código-fonte]

À época, a equipe cinematográfica do SBT registrou o momento exato da queda do helicóptero ainda no ar e as imagens ganharam projeção internacional:

Invasão[editar | editar código-fonte]

O Secretário da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou na ocasião que as inteligências das polícias Civil e Militar tiveram prévio conhecimento da invasão ao Morro dos Macacos durante a madrugada.     

Segundo o secretário, a policia reforçou a presença no entorno do morro, mas destacou a dificuldade de impedir invasões no território devido à numerosa quantidade de acessos que o Morro dos Macacos possui.

A Polícia Militar afirmou ainda que quatro diferentes batalhões foram deslocados para reforçar o policiamento após a informação de invasão, e destacou que um grupo de traficantes foi interceptado e, após tiroteio, impedido de acessar o morro dos Macacos.

Repercussão na imprensa[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]