Sobrevivente do cárcere: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Criou página com ''''Texto em negrito'''')
 
(formatação, resumo, autoria, interlinks, hiperlinks, ver também)
 
(Uma revisão intermediária por um outro usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
'''Texto em negrito'''
[[Sobrevivente do cárcere]] é uma expressão usada para fazer referência a uma pessoa egressa do sistema prisional brasileiro.
Autoria: <bdi>Joyce Gravano</bdi>
 
== Conceito ==
É frequente o uso dos termos "ex-presidiário", "ex-detento" e/ou "egresso do sistema" para fazer referência a pessoas que cumpriram algum tipo de penalidade judicial no [[Estudos sobre prisão: um balanço do estado da arte nas Ciências Sociais nos últimos vinte anos no Brasil (1997-2017) (resenha)|sistema prisional]] no Brasil. Mas, do ponto de vista de pessoas que já viveram em regime de privação de liberdade, a expressão “sobrevivente do cárcere” pode ser mais condizente para definir a sua história. Tratam-se de pessoas que sobreviveram, apesar de todas as agruras sofridas, de ter sido expostas a [[Laboratório de Estudos das Violências (LEVIS)|violências]] físicas e psicológicas, além de, não raro, passarem por situações de privação de direitos básicos assegurados pela [https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Constituição Federal].
 
== Ver também ==
 
* [[Encarcerados por reconhecimento fotográfico e a seleção penal que condena inocentes]]
* [[Frente Estadual pelo Desencarceramento - RJ]]
 
[[Categoria:Temática - Violência]]
[[Categoria:Conceitos]]
[[Categoria:Sistema prisional]]
[[Categoria:Cárcere]]
[[Categoria:Prisão]]
[[Categoria:Ex-presidiários]]

Edição atual tal como às 19h26min de 20 de maio de 2024

Sobrevivente do cárcere é uma expressão usada para fazer referência a uma pessoa egressa do sistema prisional brasileiro.

Autoria: Joyce Gravano

Conceito[editar | editar código-fonte]

É frequente o uso dos termos "ex-presidiário", "ex-detento" e/ou "egresso do sistema" para fazer referência a pessoas que cumpriram algum tipo de penalidade judicial no sistema prisional no Brasil. Mas, do ponto de vista de pessoas que já viveram em regime de privação de liberdade, a expressão “sobrevivente do cárcere” pode ser mais condizente para definir a sua história. Tratam-se de pessoas que sobreviveram, apesar de todas as agruras sofridas, de ter sido expostas a violências físicas e psicológicas, além de, não raro, passarem por situações de privação de direitos básicos assegurados pela Constituição Federal.

Ver também[editar | editar código-fonte]