Vila de Pescadores da Praia Grande: mudanças entre as edições

resumo, autoria, formatação, interlinks, hiperlinks, categorias, palavras chave, ver também
(Vila de Pescadores da Praia Grande)
 
(resumo, autoria, formatação, interlinks, hiperlinks, categorias, palavras chave, ver também)
 
Linha 1: Linha 1:
Localizada na Travessa Praia Grande, a Vila de Pescadores da Praia Grande é uma pequena comunidade de pescadores artesanais localizada no Centro da cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.  
Localizada na Travessa Praia Grande, a Vila de Pescadores da Praia Grande é uma pequena comunidade de pescadores artesanais localizada no Centro da cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.  
Autoria: Francielly Barbosa


Planejada a partir da década de 1990 por pescadores que passavam de horas a semanas navegando pela Baía de Guanabara em busca de alimento e sustento, aos poucos a vila foi sendo erguida próxima ao Caminho Niemeyer — um conjunto de espaços culturais projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer — e ao Terminal Rodoviário Presidente João Goulart. Moradores da comunidade, no entanto, declaram que o espaço já vinha sendo ocupado muitas décadas antes por pescadores de todo o estado que saiam ao mar a partir da Praia Grande.  
==Histórico==
Planejada a partir da década de 1990 por pescadores que passavam de horas a semanas navegando pela Baía de Guanabara, em busca de alimento e sustento, aos poucos a vila foi sendo erguida próxima ao Caminho Niemeyer — um conjunto de espaços culturais projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer — e ao Terminal Rodoviário Presidente João Goulart. Moradores da comunidade, no entanto, declaram que o espaço já vinha sendo ocupado muitas décadas antes por pescadores de todo o estado que saíam ao mar a partir da Praia Grande.  


Mesmo com a diminuição da oferta de peixes graças à pesca industrial e à presença das plataformas de extração de petróleo na Baía de Guanabara, que impedem a aproximação dos pescadores, a vila se mantém principalmente com a pesca artesanal, levada para o Mercado de Peixes São Pedro, da pesca turística e de pequenos comércios locais, como o Bar do Alemão.  
==Sobre==
Mesmo com a diminuição da oferta de peixes, graças à [[:Categoria:Pesca|pesca]] industrial e à presença das plataformas de extração de petróleo na Baía de Guanabara, que impedem a aproximação dos pescadores, a vila se mantém principalmente com a pesca artesanal, levada para o Mercado de Peixes São Pedro, por meio da pesca turística e de pequenos comércios locais, como o Bar do Alemão.  


Atualmente, moradores lutam pela preservação do espaço frente à ausência da Prefeitura Municipal de Niterói, à especulação imobiliária na cidade e à construção de novos prédios, como em frente à entrada da vila, que ameaça a rotina tranquila à beira-mar das famílias que há gerações vivem no espaço.
Atualmente, [[:Categoria:Resistências|moradores lutam]] pela preservação do espaço apesar da ausência da Prefeitura Municipal de Niterói, da [https://www.politize.com.br/especulacao-imobiliaria/ especulação imobiliária] na cidade e da construção de novos prédios, como em frente à entrada da vila, que ameaça a rotina tranquila à beira-mar das famílias que há gerações vivem no espaço.
 
==Ver também==
 
*[[Salinas e Peixe Galo]]
*[[Pescando Memórias]]
*[[Favelas de Niterói]]
 
[[Categoria:Temática - Economia e Mercado]]
[[Categoria:Temática - Meio Ambiente]]
[[Categoria:Temática - Favelas e Periferias]]
[[Categoria:Pesca]]
[[Categoria:Pescadores]]
[[Categoria:Especulação imobiliária]]
[[Categoria:Resistências]]
[[Categoria:Niterói]]
[[Categoria:Rio de Janeiro]]