Solar Meninos de Luz (escola)
Promove assistência à famílias e comunidades, bem como atua no Programa de Educação Integral para crianças e jovens.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir do site oficial da escola
Sobre o SolarEditar
O Solar Meninos de Luz completou 35 anos de assistência às famílias e à comunidade em 24 de dezembro de 2018 e 28 anos do Programa de Educação Integral para crianças e jovens em 18 de agosto de 2019.
Ex-alunos, atualmente já formados e com bons empregos e alunos do Solar tornaram-se construtores da paz e modelos de autoestima e autonomia, influenciando no crescimento da comunidade.
O Solar já provou que brasileiros antes excluídos, se participarem de bons programas de educação, cultura, esporte, saúde e desenvolvimento de valores ético-morais cristãos, em um clima de extremado amor, conquistarão as melhores oportunidades sociais – e poderão se tornar, um dia, assim, como esses maravilhosos “Meninos de Luz”
MissãoEditar
Transformar vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social das comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho através de ações preventivas proporcionando-lhes educação universalista e valores humanitários em horário integral, promotoras do homem de bem. Envolver nesse movimento suas famílias e, por extensão, a comunidade, em busca do viver em harmonia e paz.
VisãoEditar
Contribuição efetiva na conquista da paz e do bem-estar social nas comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, através da elevação da autoestima e satisfação pessoal de seus moradores, por conquistas observáveis nos campos intelectual, ético-moral e econômico, de alunos e ex-alunos do Solar Meninos de Luz, que se tornam agentes de mudanças positivas.
ValoresEditar
- Amor a Deus, ao próximo e a si mesmo.
- Crença no aprimoramento do homem e da sociedade; trabalho e estudo para todos.
- Perseverança, paciência, coragem e fé.
- Preservação da vida e da saúde; não violência; pacifismo.
- Legalidade e transparência.
ObjetivosEditar
Promover na comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo educação continuada, preventiva, holística, em horário integral, especialmente para filhos de famílias socialmente instáveis.
Proporcionar às suas famílias e à comunidade em geral oportunidades de vivência de ações educacionais e culturais desenvolvedoras do pacifismo e de melhor qualidade de vida.
Realizar trabalho de assistência fraterna para famílias em estado de miséria social e doenças, com encaminhamento a hospitais, tratamento em psicólogos, Narcóticos Anônimos, Acoólicos Anônimos, volta aos estudos, cursos de profissionalização, doações e reorganizações de lares.
História da escolaEditar
O Solar Meninos de Luz completou 36 anos em 24/12/2019 e em 24/12/2020 integralizará 37 anos de serviços de assistência às famílias e apoio às amadas Comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, trabalho iniciado em 24/12/1983 e nunca interrompido. Amplamente desenvolvidas, essas primeiras ações sociais estão hoje organizadas no Programa Família/Comunidade (nova denominação do Programa Realinhar).
Em 18/08/2020 completou 29 anos de realização das ações de educação integral, que foi organizada por demanda dessas famílias que precisavam de Creche para deixar os filhos e assim permitir à mãe o trabalho fora do lar, o que melhoraria a renda familiar. Foi fundada em 18/08/1991 com o nome Programa Prevenir, hoje Programa Educação Integral – que agrega 420 alunos do Berçário I ao Ensino Médio e encaminhamento a Universidades e empregos, aos 17/18 anos, com carga horária diária de 10 horas. Paralelamente, como apoio às famílias dos alunos foi também criado o Programa Familiar, hoje denominado Programa Família/Escola.
Os três programas: Programa Educação Integral, Programa Família/Escola e Programa Família/Comunidade compõem toda a instituição Solar Meninos de Luz (antes denominada Projeto Meninos de Luz).
As mudanças de denominação decorreram das características de amplo desenvolvimento ano a ano do Solar Meninos de Luz, em mais de três décadas, cujas ações foram projetadas a partir das observações do grupo diretor da instituição e das demandas da comunidade. Nunca pararam de se aperfeiçoar em busca dos planos mais altos da educação e assistência social, em sua missão de transformar vidas para a inclusão social, a autonomia e o bem-estar biopsicossocial e espiritual dos moradores atendidos.
A fim de dar apoio filosófico, administrativo, financeiro e de voluntariado às ações do Solar Meninos de Luz, foi criado, em Ipanema, em 05/03/1985 o Lar Paulo de Tarso – Instituição Espírita de Estudos e Assistência Social, pela mesma fundadora do Solar Meninos de Luz, Iolanda Maltaroli, com ajuda de familiares.
Com a ampliação de objetivos e ações educacionais, culturais e assistenciais do Solar Meninos de Luz e o consequente aumento de custos, o Lar Paulo de Tarso – que é autossustentável – não consegue mais arcar com todas as despesas do Solar, motivo pelo qual a instituição está sempre em busca de parceiros e doadores.
Para saber mais, clique aqui.
Família - ComunidadeEditar
Nomenclatura anterior: Programa Comunidade
Total de beneficiários diretos: cerca de 2850 pessoas
Este Programa realiza-se há 34 anos, completados em 24/12/2017 e foi o gerador e motivador de todas as ações atuais do SML, consubstanciadas nos 3 Programas. Deu origem aos outros dois Programas, ao aperfeiçoar-se para melhor atender às demandas das crianças, famílias e Comunidade. Das primeiras visitas às famílias vítimas da tragédia da caixa d’água, com 12 mortos e destruição dos barracos, em 23/12/1983, foi montado um serviço de apoio para auxílio material, de médicos e preces na Associação de Moradores do Pavão-Pavãozinho. O trabalho evoluiu para as visitas aos lares após a saída dessas famílias do alojamento. Em seguida, a Associação nos abriu suas portas para um trabalho beneficente aos sábados pela manhã com essas famílias e com outras que iam se juntando, em grande número, inclusive com um expressivo número de crianças que atendíamos na pedra lisa que antes era localizada em frente à Associação (100 crianças e 40 mães). Ali oferecíamos Atividades de Recreação e Contação de histórias com fundo Moral-Cristão.
Com a posterior construção do prédio de 4 andares da Av. Pavãzinho, 51, em 1987, com o nome de “Lar Paulo de Tarso-Espaço Comunidade”, todo o trabalho se aperfeiçoou funcionando durante a semana, com atendimentos médicos, Farmácia gratuita, Alfabetização de Adultos, Cursos profissionalizantes de Costura, Crochê, Tricô; Bordado, Grupo de Apoio às Gestantes, Evangelização Cristã Infanto-Juvenil e para Adultos, doação de cestas de alimentos, leite e outras doações materiais diversas, sopa diária distribuída para ser levada aos lares. Eram cerca de 250 crianças e 80 mães, apontando para uma filosofia de Prevenção que posteriormente educaria a criança desde os 3 meses de idade.
Grandes transformações ocorreram em 1991, quando o trabalho se desenvolveu para atender à demanda por creches pelos moradores da Comunidade, o que deu início ao “Projeto Meninos de Luz”, que mais tarde recebeu o título de”Programa Prevenir”, e a partir de 2015 tem a nomenclatura mudada para ”Programa de Educação Integral”, agora em amplo processo de modernização e unificação pedagógica do Berçário I ao Ens. Médio.
O nome Solar Meninos de Luz refere-se a toda a Instituição, com seus 3 programas de atuação, áreas e Unidades Operacionais Integradas, num total de cerca de 4.300 pessoas atendidas', anualmente' (número variável).
Hoje, em 2017, o Programa Família / Comunidade é a continuidade daquele trabalho social realizado com as primeiras famílias, que progressivamente, foi qualificado e ampliado, com diversos grupos de voluntários do Solar (vindos do Lar Paulo de Tarso, na maioria) para visitas aos lares e novas ações sociais.